"Últimos Favoritos"

"Favoritos da Internet"

Catálogo da BE

Catálogo da BE
Catálogo do AEPS


BE Pedras Salgadas

Wordle: BE Pedras Salgadas

Contactos

  • bib.pedras@gmail.com

PNL

PNL
PNL

Estamos aqui

Estamos aqui
Clica para veres o mapa

Histórias

Histórias
História do dia

Etapas de Pesquisa Big6

Etapas de Pesquisa Big6
Apoio ao Utilizador

Previsão Metereológica

BE Pedras Salgadas. Tecnologia do Blogger.

Arquivo do blog

Total de visualizações de página

terça-feira, 17 de novembro de 2009

postheadericon Livros da República

Esta semana trazemos uma obra colectiva. A República Ontem e Hoje (1910-2000) reúne um conjunto de comunicações produzidas por alguns dos mais reputados historiadores portugueses no IIIº Curso Livre de História Contemporânea. Este curso foi organizado conjuntamente pelo Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e pela Fundação Mário Soares e dado à estampa nas Edições Colibri.
De todas as comunicações, optámos por partilhar um excerto da comunicação de Rui Ramos, um historiador particularmente crítico da Primeira República, intitulada «A República Entre o Ideal e o Real.»
«O tema da sessão de hoje – a República entre o Ideal e Real – remete obviamente para a experiência da decepção com a República de 1910 – 1926. Tal decepção tem de ser compreendida a partir do seguinte facto: a república, em 1910, não era um arranjo institucional neutro, uma mera conveniência constitucional, como foi durante o Estado Novo e até mesmo depois de 1976. A república de 1910 era mais do que isso. Era um projecto de transformação social. Não foi o facto de o Chefe de estado passar a ser eleito que definiu a república. Essa eleição era apenas um detalhe do projecto republicano. O projecto republicano visava a transformação da sociedade portuguesa numa comunidade de cidadãos autónomos, integrados numa nova cultura, igualitária e racionalista, e assim preparados para se governarem a si próprios.»
Sérgio Vieira

0 comentários: