"Últimos Favoritos"

"Favoritos da Internet"

Catálogo da BE

Catálogo da BE
Catálogo do AEPS


BE Pedras Salgadas

Wordle: BE Pedras Salgadas

Contactos

  • bib.pedras@gmail.com

PNL

PNL
PNL

Estamos aqui

Estamos aqui
Clica para veres o mapa

Histórias

Histórias
História do dia

Etapas de Pesquisa Big6

Etapas de Pesquisa Big6
Apoio ao Utilizador

Previsão Metereológica

BE Pedras Salgadas. Tecnologia do Blogger.

Total de visualizações de página

terça-feira, 20 de abril de 2010

postheadericon Falar Verdade a Mentir

Na passada sexta-feira, dia 16 de Abril, os alunos do 8º ano e os formandos do grupo EFA B3 da E.B.I. de Pedras Salgadas deslocaram-se, com os respectivos professores e formadores, ao Cineteatro de Vila Pouca de Aguiar. Aí puderam assistir à peça dramática Falar Verdade a Mentir, de Almeida Garrett, representada pela companhia de teatro Filandorra.
Almeida Garrett (1799-1854) foi dos intelectuais portugueses mais influentes na primeira metade do século XIX e acompanhou algumas mudanças que modelaram o futuro de Portugal como a Revolução Liberal de 1820 a que soube dar a melhor legitimação num magnífico ensaio político, O Dia 24 de Agosto, ou a guerra civil entre liberais e absolutistas em que participou como soldado do Corpo Académico. Notabilizou-se, também, como pedagogo através de escritos como Tratado da Educação. São, porém, as suas obras poéticas e dramáticas que mais o celebrizaram, sendo considerado um dos fundadores do teatro em Portugal e, a par de Alexandre Herculano (1810-1877), um dos introdutores do romantismo em Portugal.
Em Falar Verdade a Mentir, fomos confrontados com a ambição desmedida de um pelintra particularmente talentoso a mentir para conseguir o seu objectivo: dar o golpe do baú, casando com a filha mais velha de um burguês portuense. Assim, numa sucessão grotesca de mentiras que acabam por o embaraçar, fomos assistindo a uma sátira aos vícios da sociedade portuguesa da época (a peça foi escrita em 1825 mas representada, apenas, cerca de vinte anos mais tarde).
Estamos gratos à Filandorra por ter proporcionado um momento de grande relevância pedagógica e cultural aos nossos alunos e formandos que ficaram rendidos ao talento e imaginação desta companhia de teatro nordestina.

0 comentários: